Serviço de Apoio Domiciliário
O Serviço de Apoio Domiciliário tem como princípios orientadores de intervenção “contribuir para a melhoria do bem – estar dos seus utentes, proporcionando-lhes condições para a continuidade de uma vida normal e integrada, possibilitando-lhe a permanência no seu meio habitual de vida”.
No Centro de Dia Madre Maria Clara, o Serviço de Apoio Domiciliário, funciona cinco dias na semana e a sua intervenção é direccionada para segmentos mais vulneráveis da população visando a optimização da sua qualidade de vida a nível pessoal e social.
População Alvo
Indivíduos e famílias que por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento não possam assegurar temporária ou permanentemente a satisfação das suas necessidades básicas e/ou actividades da vida diária e que prioritariamente sejam residentes na União de Freguesias de Linda- a- Velha, Algés, Dafundo e Cruz Quebrada, por questões de proximidade e funcionalidade dos serviços o centro Madre Maria Clara dá prioridade a residentes de Algés.
O serviço de apoio domiciliário tem protocolado vaga para dezasseis utentes.
Serviços Prestados
· Fornecimento de Refeições;
· Higiene Pessoal;
· Higiene Habitacional;
· Tratamento de Roupa;
· Marcação e Acompanhamento de consultas e exames;
· Preparação e administração de medicação;
· Animação Sócio Cultural
· Acompanhamento do utente em situações de emergência e no exterior (sempre que o mesmo não tenha apoio familiar ou este se verifique insuficiente);
· Outros
Horários de Funcionamento
O Serviço de Apoio Domiciliário funciona de segunda-Feira a sexta-feira no período das 8h45 às 17h45. Contudo em situações que se justifiquem o serviço garante o reforço alimentar para sábados, domingos e feriados.
O Serviço de Apoio Domiciliário elabora para cada utente um Plano Individual, com objectivos precisos e exequíveis intervindo sempre que possível na recuperação e autonomia do individuo.