A Creche e Jardim de Infância Nossa Senhora do Acolhimento situa-se em Laveiras, Caxias, na Rua Tomás de Lima, nº 6.
A Creche acolhe crianças a partir dos 4 meses até aos 3 anos de idade, tendo capacidade para 55 crianças, distribuídas por 4 salas, berçário, sala de 1 ano, sala de 18 meses e sala de 2 anos.
O equipamento de Creche é tutelado pelo Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, sendo definido, segundo o art.º 3º da Portaria n.º262/2011 de 31 de Agosto, como “um equipamento de natureza socioeducativa, vocacionado para o apoio à família e à criança, destinado a acolher crianças até aos 3 anos de idade, durante o período correspondente ao impedimento dos pais ou de quem exerça as responsabilidades parentais”.
Para a valência de Creche, são seguidas as orientações constantes do Manual de Processos Chave da Creche, desenvolvido pelo Instituto de Segurança Social, I.P.
A Creche é um local privilegiado de trocas afectivas, onde o respeito pelas necessidades de apego e de exploração das crianças se constitui como prioridade, o que possibilitará um desenvolvimento físico, cognitivo e social saudável e harmonioso. Sendo a Creche um prolongamento da família, é fundamental estabelecer relações de estreita colaboração entre a escola e as famílias.
A Creche recebe crianças a partir dos 4 meses até aos 3 anos de idade, tendo capacidade para 37 crianças, distribuídas por 3 salas, berçário, sala de 1 ano e sala de 2 anos.
O Jardim-de-Infância tem a dupla tutela do Ministério da Solidariedade, Emprego Segurança Social e do Ministério da Educação. A Lei-Quadro da Educação Pré-Escolar (Lei nº 5/97, de 10 de Fevereiro) estabelece como princípio geral que «a educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, sendo complementar da acção educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita relação, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário».
O Jardim-de-Infância integra a educação pré-escolar e segue as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar definidas pelo Ministério da Educação.
Segundo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, os objectivos pedagógicos definidos para a educação pré-escolar são os seguintes:
a) Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança com base em experiências de vida democrática numa perspetiva de educação para a cidadania;
b) Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva consciência como membro da sociedade;
c) Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem;
d) Estimular o desenvolvimento global da criança no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diferenciadas;
e) Desenvolver a expressão e a comunicação através de linguagens múltiplas como meios de relação, de formação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo;
f) Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;
g) Proporcionar à criança ocasiões de bem-estar e de segurança, nomeadamente no âmbito da saúde individual e coletiva;
h) Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências ou precocidades e promover a melhor orientação e encaminhamento da criança;
i) Incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efetiva colaboração com a comunidade.
O Jardim-de-Infância corresponde à educação pré-escolar, recebendo crianças entre os 3 e os 6 anos. O espaço físico compreende 3 salas, sala de 3 anos, sala de 4 anos e sala de 5 anos, com capacidade total para 75 crianças.
O espaço das salas é organizado pelo Educador, tendo em conta três grandes objectivos:
· Criar ordem e flexibilidade no ambiente físico – ou seja, tentar responder aos interesses da criança, facilitando as suas escolhas e fazendo-a sentir que tem controlo sobre o mundo que a rodeia;
· Proporcionar conforto e segurança a crianças e adultos;
· Apoiar a abordagem sensório-motora das crianças à aprendizagem – criar um ambiente dinâmico, com materiais e objectos que proporcionem os desafios que as crianças procuram.
A Creche e o Jardim-de-Infância possuem amplos espaços exteriores, possibilitando o contacto com a natureza, a exploração do espaço, o desenvolvimento de actividades de brincadeira livre e ainda de momentos educativos intencionais.
O Salão Polivalente é o espaço privilegiado para o acolhimento e prolongamento de horário, onde as crianças brincam livremente. É usado, também, para as actividades curriculares de Ginástica e Música, para as actividades extra-curriculares de Inglês, Ballet e Gymboree, e para outras actividades dirigidas de grande grupo.